A coordenadora do Grupo de Trabalho de Humanização do Procape, a fonoaudióloga Sandra Vespaziano, informou que o principal objetivo do Passeio Ciclístico é estimular a prática de exercícios físicos para a prevenção de doenças cardiovasculares. “Fizemos uma pesquisa na base literária e concluímos que o ciclismo é o esporte ideal para melhorar a musculatura do coração e, consequentemente, auxiliar a circulação da corrente sanguínea”, pontuou.
O estudante de Educação Física da UPE João Danilo, de 19 anos, destacou a iniciativa como importante para a saúde tanto corporal como mental. “Eventos como esse fazem a pessoa sair de sua rotina e ver novas oportunidades de melhorar sua qualidade de vida. Participando de um grupo de ciclismo a pessoa pode conhecer novas pessoas e ainda cuidar da própria saúde”, enfatizou.
Os ciclistas percorreram vários trechos da área Central do Recife, partindo às 9h, da rua dos Palmares, em frente ao Procape. De lá, passaram pela rua Treze de Maio, avenida Conde da Boa Vista, Floriano Peixoto (passando pela Casa da Cultura), Forte das Cinco Pontas, Cais de Santa Rita, Ponte Giratória até chegar ao Marco Zero. Neste ponto, os atletas fizeram uma pausa de 15 minutos para recomeçar a trajetória de retorno ao ponto inicial. Os participantes contaram com o apoio dos integrantes dos Amigos Para Sempre (APS), Ciclismo Cultural, CoruJaqueira, Ambulatório Chagas/ICC, Associação Chagas/ICC e núcleos da UPE. Dentro da programação da 12ª Semana Universitária da UPE terão mesas redondas, palestras e cursos para estudantes da instituição.
Fonte: Jornal A Folha
Nenhum comentário:
Postar um comentário