Pesquisar este blog

quinta-feira, 11 de março de 2010

Antenados na cultura...

Tem início a II Conferência Nacional de Cultura
O Distrito Federal está mais colorido esta semana. De 11 a 14 de março acontece em Brasília, no Centro de Eventos e Convenções Brasil, a II Conferência Nacional de Cultura (II CNC), que deve receber cerca de 2 mil participantes. Sob o tema "Cultura, diversidade, cidadania e desenvolvimento", esta segunda conferência tem por objetivo elaborar políticas públicas para o setor, através do diálogo com a sociedade.
A discussão que será travada na II CNC vem sendo realizada desde a partir de 5 eixos temáticos (Produção simbólica e Diversidade cultural; Cultura, cidade e cidadania; Cultura e desenvolvimento sustentável; Cultura e Economia criativa; Gestão e Institucionalidade da Cultura), em torno dos quais se que reuniram 200 mil pessoas de todo o país, em conferências setoriais, regionais e livres.
As conferências setoriais (de Arte Digital; Arquitetura; Artes Visuais; Artesanato; Circo; Culturas Indígenas; Culturas Populares; Dança; Livro, Leitura e Literatura; Moda; Música; Teatro; Patrimônio Material; e Patrimônio Imaterial) e as conferências regionais (distritais, estaduais, municipais e intermunicipais), elegeram em torno de 900 delegados que irão deliberar nas plenárias finais as propostas discutidas nessas etapas.
A UNE participou deste processo em conferências Municipais e Estaduais, na Conferência Livre de Comunicação para a Cultura e na Conferência Livre de Cultura do CUCA, realizada durante o 10º Seminário do Circuito Universitário de Cultura e Arte da UNE. Para Fellipe Redó, diretor de cultura da entidade, "a Conferência Nacional é um importante espaço de se pautar junto ao governo as demandas dos movimentos sociais, reaproximando o debate entre educação e cultura no âmbito das políticas públicas para estes setores".

Nenhum comentário:

Postar um comentário