Pesquisar este blog

sábado, 2 de maio de 2009

Agostinho Rosas é...

O Novo Presidente do Centro Paulo Freire - Estudos e Pesquisas
No dia 29 de Abril de 2009 às 18 horas, no auditório do Centro de Educação da Universidade Federal de Pernambuco, aconteceu a cerimônia de posse da nova gestão executiva do Centro Paulo Freire. Onde honradamente temos o prazer de possuir o Doutor Agostinho Rosas no cargo de Presidência. Ele que é professor de nossa Instituição de ensino e que é formado em educação física. Isto mostra como o nosso curso se fortalece cada vez mais nos espaços políticos de nossa sociedade.
No evento estavam presentes o Professor Xavier (Diretor Pedagógico da antiga gestão), Luciano Siqueira (PC do B), Germano Coelho, o nosso Diretório Acadêmico representado por Thamires Lucena e Eduardo dos Reis (foi a única representação estudantil presente), e entre outras representações de Instituições de Ensino Superior, Entidades do Governo e municípios. A Cerimônia foi iniciada com a leitura da ata de Eleição pela comissão eleitoral e em seguida foi exibido dois slides em que homenageavam o Alcides Restelli Tedesco (ex- presidente) e João Francisco de Souza (seu antigo vice).
Antes do discurso do novo presidente, tivemos os votos e pedidos do Professor Xavier onde brilhantemente afirmou que “nós devemos socializar o pensamente de Paulo Freire e reinventá-lo diariamente.” e tivemos também a complementação de Luciano Siqueira que reforçou pedindo a nova gestão à continuidade da luta pela construção da nova sede do centro freireano e que isso não poderia parar. Afirmou também que há um projeto de Lei na Câmara Municipal em andamento, onde a próxima escola edificada receberá o nome de João Francisco, homenageando assim o vice-presidente da antiga gestão que morreu no ano de 2008.
O “freireano” Agostinho Rosas iniciou seu discurso homenageando o antigo presidente, quando colocou o seu boné sob a mesa. Podemos dizer que este boné era quase um símbolo do ex-presidente, pois em todos os eventos que o mesmo participava ele usava o boné com o símbolo do centro. Em seguida, reafirmou o seu compromisso, quanto gestão, de socializar o pensamento de Paulo Freire. Enfatizado quando cita a formação e ampliação de mais grupos de estudos da Bahia ao Maranhão na intenção de recriar a pedagogia freireana e, a partir disto, criar um encontro mais amplo com todos esses grupos. O Doutor também se mostrou favorável a luta pela construção da nova sede do Centro, que já tem um projeto pronto.
Estamos dando um Destaque a este centro, e a própria filosofia de Paulo Freire, porque ele é esmagadoramente ocupado e valorizado pelos pedagogos. Diante disso, o DA / ESEF se fez presente participando do Evento parabenizando o Professor por essa conquista. Tendo em vista que é um professor de Educação Física que se faz presente e atuante no espaço. Nós, que fazemos parte do DA / ESEF, sabemos a importância que este centro tem na vida deste memorável homem. Ele faz parte da sua história, a partir do momento em que teve o seu pai envolvido nessas lutas e sua mãe que já foi da executiva deste centro, podemos dizer que é praticamente de família. Com certeza, hoje ele enche de orgulho sua mãe, que estava presente na cerimônia, e seu pai. Pai este que embora não esteja mais entre nós em corpo, com certeza está em espírito. Lembrando de um trecho da fala de Agostinho, “a morte também é uma maneira de aproximar as pessoas e é através da saudade”, podemos dizer que hoje o seu pai, Alcides Restelli Tedesco e o João Francisco de Souza dá ainda mais forças na caminhada de luta não só do professor como também desta nova gestão.
Parabéns Professor! Que você consiga conduzir e transmitir ainda mais a Educação Libertadora de Paulo Freire para mais pessoas!

Um comentário:

Anônimo disse...

AGOSTINHO UM ABRAÇO PRA VC.
TALVEZ VC NEM SE LEMBRE DE MIM, FOMOS COLEGAS E AMIGOS DE FARDA NA CIA.COMD.IV.EX, ONDE ORGULHOSAMENTE TIVE A SATISFAÇÃO DE ESTAR SERVINDO COM VC, DENTRE OUTROS, POR CERCA DE UM ANO. (sd.155 Adjair,... 158 Rosas...sd 166 Leão...232 Wiliam...)

NÃO ESQUEÇO, ATE HOJE, AS BOAS LEMBRANÇAS DA CASERNA, E OS NOSSOS COMENTARIOS SOBRE NOSSAS NAMORADAS, A CREYCE E A SILVANA, LINDAS GAROTAS QUE FIZERAM PARTE DE NOSSAS VIDAS. VC LEMBRA.

DAS FESTAS, DAS DISCOTECAS - BEE JEES ( Stayin' Alive), ETC...DO SP-2, DA BRASILIA 1978 - 0.KM, ETC... QUE SAUDADE NÃO.
TA BOM IRMÃO, VOU DEIXAR UM ABRAÇO PRA VOCE E OS SEUS. MANDA NOTÍCIAS PARA MIM TÁ.
muita paz e saude pra voce.
CLOÉRCIO LEÃO
FONE - 81-9996.2520 - cloercioleao@pop.com.br

Postar um comentário