Pesquisar este blog

segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

7ª Bienal divulga trabalhos selecionados para mostras artísticas

13 Trabalhos de Pernambuco, são aprovados na Bienal, Parabéns Pessoal!!!

Confira a lista dos trabalhos selecionados Informações e dúvidas: bienal@une.org.br Da Redação

Como de costume, durante as bienais da UNE, acontece a tão esperada Mostra Artística e Científica, um dos motores que giram o movimento cultural protagonizado pela entidade para socializar os projetos desenvolvidos pela juventude. Este ano, a 7ª Bienal da UNE tem mais o que comemorar: foram 1101 inscrições de trabalhos vindas de todos os cantos do Brasil, da Paraíba a Porto Alegre, do Acre a Minas Gerais, entre vídeos, instalações, peças de teatro, bandas de música, obras literárias e outros, que conseguiram cumprir com êxito o papel de engrossar o caldo e qualificar ainda mais esta edição.

Os critérios para a seleção de trabalhos nas áreas de artes integradas, música, artes cênicas, artes visuais, audiovisual, literatura, c&t, mostra CUCA e atividades autogestionadas foram de acordo com a originalidade do conteúdo, bem como o ineditismo e a regionalidade. Os que dialogaram com o tema desta edição - "Brasil no estandarte, o samba é meu combate" - também tiveram destaque durante a seleção que, ao todo, rendeu 201 trabalhos.

Para o coordenador de mobilização do festival, Rafael Buda, além da quantidade, a Bienal este ano ganhou também em qualidade por conseguir contemplar todas as regiões do Brasil. "A seleção dos trabalhos pôde abraçar toda a diversidade cultural brasileira. Todos os estados e regiões do Brasil passaram pela curadoria, assim como estudantes e não estudantes, pontos de cultura, artistas iniciantes e já experimentados. Além disso, o fato de termos realizados várias Pré-Bienais Brasil afora também impulsionou a inscrição de trabalhos e a divulgação da Bienal como um todo", avaliou Buda.

O coordenador geral do CUCA e diretor de cultura da UNE, Fellipe Redó, acredita que os trabalhos selecionados para se apresentarem na 7ª Bienal revelaram o caráter cada vez mais plural que vêm marcando a história da entidade. "Foram mais de 1.000 inscrições do país todo e uma da Argentina. Nossa rede no movimento cultural se ampliou e mesmo aqueles que não foram selecionados já fazem parte dela. A Bienal consolida-se como processo de oxigenação e fortalecimento da cultura juvenil", explicou.

Já para a coordenadora de áreas, Eleonora Rigotti, o grande desafio foi garantir o diálogo entre as áreas e o tema da Bienal. "Procuramos garantir uma programação coesa, na qual as áreas dialoguem entre si e com o tema de uma forma geral. Atividades autogestionadas e artes integradas são uma inovação desta edição e vão contribuir com a proposta da Bienal", afirmou. A coordenadora também explicou que, nesta 7ª edição, houve uma nova reconfiguração nas inscrições de trabalhos. "Em comparação com a 6ª Bienal, houve mais inscrições nas áreas de música, artes visuais e literatura, que representaram, juntas, 46% do total".

A curadoria das nove áreas foi formada pela coordenação geral da 7ª Bienal, com apoio de profissionais da área e artistas. Os trabalhos serão apresentados entre os dias 18 e 23 de janeiro de 2011, próximo verão, no Rio de Janeiro. Vale lembrar que, para os selecionados, não é necessário fazer a inscrição individual, pois a taxa de R$ 100,00 será automaticamente abonada. Além disso, haverá um pro labore no valor de R$100,00 para aqueles que apresentarem seus trabalhos e estadia em alojamento específico

Todos os selecionados receberão e-mail e telefonema comunicando a notícia. Os contatos serão feitos pela coordenação da bienal através do e-mail oficial (bienal@une.org.br), bem como por telefone, para formalizar a aprovação e recolher a documentação necessária para apresentação. Todos os trabalhos selecionados serão incorporados à programação oficial da Bienal que, em breve, será divulgada no sitio da UNE.

Segue abaixo a lista dos Coordenadores de cada área: Coord. Geral: Fellipe Redó

Coord. Áreas: Eleonora Rigotti

Coord. Mobilização: Rafael Buda

Coord. Artes Cênicas: Thiago Pondé

Coord. Artes Visuais: Andressa Argenta

Coord. Audio Visual: Renata Nascimento

Coord. Música: Guilherme Barcelos

Coord. Literatura: Elisa Ferreira

Coord. Ciência e Tecnologia: Vasco Rodrigo

Coord. Mostra CUCA: Cassia Olival Confira a quantidade de trabalhos selecionados por área:

Áreas

Número de inscritos

Número de selecionados

Artes Visuais

205

17

Audiovisual

87

13

Literatura

138

20

Artes Integradas

42

4

C&T

206

99

Música

184

14

Atividades Autogestionadas

89

5

Mostra CUCA

56

21

Artes Cênicas

94

8

Total de inscritos: 1101

Total de selecionados: 201

Nenhum comentário:

Postar um comentário