III Seminário Livre pela Saúde
A Crise do Capital e seus impactos na Saúde dos Trabalhadores e Trabalhadoras: Construindo uma alternativa Popular
Olá companheir@s,
Dos dias 30 de outubro a 02 de Novembro de 2009, ocorrerá na cidade de Recife, no campus da UFPE, o III Seminário Livre pela Saúde, que contará com a presença de estudantes, trabalhadores, militantes dos movimentos sociais e de juventude, unidos para debater a Crise do Capitalismo, seus impactos na classe trabalhadora e na Saúde, e buscar um rumo para uma Alternativa Popular ao que está posto.
Até lá, os coletivos dos vários Estados passarão por um intenso processo de estudo e debates locais, durante os pré-seminários, que cumprirão o papel de nos preparar para os debates durante o Seminário. Nosso objetivo final é apontar quais os rumos que devemos seguir dali em diante para a construção de um projeto verdadeiramente Popular para a Saúde do povo Brasileiro, e quem serão nossos aliados nesta caminhada.
Mas de onde vem este Seminário?
Os Seminários Livres pela Saúde
A História dos seminários livres se inicia em Natal, no primeiro semestre de 2008. Alguns setores ligados ao movimento estudantil da Saúde iniciam um debate
Este seminário rendeu vários frutos, como a articulação com setores do movimento Sindical e a necessidade de se manter um espaço de discussão como este para a construção de um projeto alternativo de luta pela saúde. Ao final do encontro, foi redigida a Carta de Natal, que contém valiosos elementos de análise da conjuntura e da história da luta pela Saúde
No segundo semestre, tiveram continuidade os debates no II Seminário Livre pela Saúde, ocorrido
.::A programação está construída da seguinte forma::.
30 de Outubro:
- Acolhimento
- Mesa 1 - Os impactos da Crise na Classe Trabalhadora
· Gabriel Vitulo - prof do Serviço Social - UFRN
· João Pedro Stédile - MST
- Grupo de Discussão
31 de outubro
- Mesa 2 - Os impactos da Crise na Saúde dos Trabalhadores e Trabalhadoras
· Itamar Lages - Prof de Enfermagem UPE
· CEBES
· Maria Inês de Souza Bravo - profa Serviço Social - UERJ
- Grupo de Discussão
- Oficinas
· Economia Política
· Agitação e Propaganda
· O que é um projeto popular
· Teatro do Oprimido
01 de Novembro
- Mesa 3 - Construindo uma Alternativa Popular
· Ricardo Gebrim - Assembléia Popular Nacional
· Roberta Traspadini - Consulta popular - profa da UFES
· Vinicius Ximenes - Coletivo Nacional do Seminário Livre
-Grupo de Discussão - Grupo de Trabalho (elaboração do documento) 02 de Novembro - Grupo de Trabalho e Plenária final (elaboração do documento)
Estamos em fase final de Elaboração do Caderno de textos que poderá balizar as discussões nos Estados, e assim que estiverem prontos nós mandamos para as listas.
Chamado à participação
Nestes tempos de crise do capitalismo e ausência de uma alternativa de esquerda, urge unificarmos nossas forças para buscar respostas e construir lutas unitárias, pensando e propondo uma nova matriz para o pensamento sanitário brasileiro.
Fica aqui o convite aos camaradas e às camaradas, lutadores e lutadoras sociais, que estão dispostos a construir um debate rico, plural e propositivo, com vistas à construção do Poder Popular para colocar na ordem do dia a construção de um país Socialista!
OBS.: Este texto foi retirado da Lista de Grupo do MEEF!
Para saber outras informações sobre o evento, envie um e-mail para:
Nenhum comentário:
Postar um comentário