Pesquisar este blog

sexta-feira, 25 de setembro de 2009

PREFEITO ABRE IV CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE POLÍTICA CULTURAL NESTA SEXTA 09:58 Sexta-feira, 25 de Setembro de 2009

O prefeito do Recife, João da Costa , abre hoje a IV Conferência Municipal de Política Cultural do Recife, às 19h, na Escola Estadual Sizenando Silveira, em Santo Amaro. Pouco antes da abertura oficial, acontece o credenciamento, a partir das 18h. Também haverá apresentação da Orquestra Independente do Ibura e Passistas da Escola de Frevo Maestro Fernando Borges.

A Conferência, que se trata de uma etapa preparatória para a II Conferência Nacional de Cultura, terá como tema “Cultura, Desenvolvimento, Diversidade, Cidadania e Controle Social” e se estende até o domingo (27), quando será feita a leitura das moções. O objetivo do evento é debater e propor diretrizes para a política cultural da Cidade, fomentando segmentos culturais, tendo como foco, a participação popular e a descentralização das ações.

Durante os 3 dias do encontro, os 239 delegados representantes de 12 segmentos culturais (Trabalhadores da Cultura e Instituições Culturais Não-Governamentais , Patrimônio e Arquitetura, Artes Visuais, Design, Áudio Visual, Literatura, Artesanato, Música, Artes Cênicas, Ciclos Culturais, Produtores Culturais, e Fórum Temático de Cultura) e das seis RPA`s, discutirão as políticas aplicadas no município, através de trabalhos em grupo e uma plenária final.

Durante o evento, serão realizados grupos de trabalho, com 70 membros cada um, divididos nos seguintes eixos temáticos: Cultura e Desenvolvimento Sustentável; Diversidade Cultural e Produção Simbólica; Cultura, Cidade e Cidadania; Cultura e Economia Criativa e Gestão e Institucionalidade da Cultura.

Os grupos de trabalho vão discutir as 325 propostas aprovadas durante o período de pré-conferências (de 10 de agosto a 11 de novembro deste ano), que serão levadas à plenária final, que ocorre no último dia, o domingo (27). É nesta plenária em que serão selecionados 25% das propostas para o município e 10% para âmbito estadual e nacional, além das de curto, médio e longo prazo. As resoluções aprovadas na plenária final servirão de guia para a política cultural e atividades a serem seguidas pela Secretaria de Cultura do Recife. Ao contrário do ano passado, a eleição dos delegados para a II Conferência Estadual de Cultura, acontece posteriormente, no dia 20 de outubro.

Visite o site desta notícia:

[ Prefeitura do Recife ]

Nenhum comentário:

Postar um comentário