Pesquisar este blog

quarta-feira, 2 de setembro de 2009

UPE apresentando proposta de autonomia no Conselho Social

O Reitor da Universidade de Pernambuco (UPE), Prof. Carlos Calado, presidiu, hoje (31/08/09), reunião do Conselho Social da Universidade. Em pauta foi apresentada a proposta do Projeto de Lei da Autonomia da UPE, que foi entregue ao Governo do Estado em agosto do ano passado (2008).

A proposta é aumentar a participação da UPE na receita do ICMS arrecadado pelo Estado anualmente. O valor apresentado garantirá o funcionamento da instituição de forma autônoma, o que já está previsto na Lei 10.518, de novembro de 1990. O documento estabelece que a Universidade goza de autonomia didático-científica, administrativa e de gestão financeira e patrimonial. A legislação, ainda, garante o mínimo de 8% do que é destinado à educação estadual para manutenção e desenvolvimento do ensino na instituição.

O debate foi fortalecido com a presença do seguintes membros do Conselho: secretário de Educação, Esporte e Lazer do Recife, Cláudio Duarte; secretário de Educação, Esportes, Juventude, Ciência e Tecnologia de Caruaru, Paulo Muniz Lopes; secretário de Educação de Nazaré da Mata, Aderito Hilton do Nascimento; Arnaldo Carlos de Mendonça e Nelly de Carvalho, ambos do Conselho Estadual de Educação; Karla Maria Bandeira, do Conselho Estadual dos Direitos do Idoso; Maria do Carmo de Oliveira, do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência; Dayse Cabral de Moura, da Secretaria Estadual de Educação; as deputadas estaduais: Teresa Leitão e Nadegi de Queiroz; Gilane Lima e Silva, do Instituto Evaldo lodi (IEL); Antonio Vinícius Barbosa, da União Nacional dos Estudantes (Une); Amanda Clarinda Melo Cravo, da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes); Virgínia Gomes de Barros e Silva, da União dos Estudantes de Pernambuco (UEP); Roberto Burkhardt, da Seção Sindical dos Docentes da UPE (Adupe); Divolnaldo Barbosa e Marcos Aurélio Silva de Souza, do Diretório Central dos Estudantes (DCE/UPE); Walter Ferreira da Costa e Carlos Lopes Teixeira, do Sindicato dos Servidores da UPE (Sindupe); Belmiro Vasconcelos, diretor da Faculdade de Odontologia (Fop/UPE); além dos Pró-Reitores de Graduação (Prograd) e Extensão e Cultura (Proec), Izabel Avelar e Alvaro Vieira de Mello, respectivamente.

CONSELHO SOCIAL: Colegiado superior consultivo, o Conselho Social se constitui de um espaço de interlocu¬ção da sociedade pernambucana nos assuntos relativos ao desenvolvimento institucional da UPE e às suas atividades de ensino, pesquisa e extensão. Composto por 33 representações, inclusive a UPE, tem como presidente e vice, os professores Carlos Calado e Reginaldo Inojosa, respectivamente.

Esta notícia foi retirada do site da UPE!

Para visualiuzar... Visite - > [ SITE DA UPE ]

Nenhum comentário:

Postar um comentário